Notícias

No dia 25 de outubro foi realizado a palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama


Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama, realizada no dia 25 de outubro de 2019, em especial ao Dr. Fabiano Luiz Ribeiro Cola pela ótima palestra proferida, compartilhando informações valiosas a todos nós.

Além da grande importância da palestra proferida, esse evento tem como objetivo aproximar você munícipe e mostrar que o seu bem estar e a sua saúde é nossa PRIORIDADE.

Precisamos que você cidadão Paulofariense esteja próximo a nós para juntos fazermos uma cidade melhor para todos.

O Outubro Rosa é um movimento realizado mundialmente, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome faz referência ao laço rosa que simboliza a luta contra a doença.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2017 ouve 16.724 mortes por câncer de mama em mulheres, segundo o INCA para 2019  estima-se 59.700 casos novos.

Não há uma causa única, diversos fatores estão relacionados, porem o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Mas é possível reduzir o risco de câncer de mama, por manter o peso corporal adequado, praticar atividades física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Toda as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. 

Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações precisam se investigas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.

Por isso informe-se, converse, compartilhe essas informações, pois a saúde é um direto de toda a população.

 

Um toque pode mudar sua vida!


Visualize fotos
Visualize fotos
Visualize fotos
Visualize fotos

Publicado em: 03 de outubro de 2019

Publicado por: Amélia Maria Borges de Oliveira

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA       AMÉLIA MARIA BORGES DE OLIVEIRA, Presidente da Câmara Municipal de Paulo de Faria, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, em observân...

Leia Mais

No último sábado (05/10), a Presidente da Câmara Municipal Amélia Maria Borges de Oliveira, juntamente com o vereador Emanuel Henrique de Araújo Oliveira, participamos de uma reunião com o Deputado...

Leia Mais

A Câmara Paulo de Faria, apoia o vereador Queid Stucchi Huaixan, e sua esposa Ligia Fernanda Guardiano por iniciar a campanha "LACRE AMIGO" em nosso município, que conta com o apoio do Sargento Vae...

Leia Mais

A Vereadora Maria Aparecida da Silva Barbosa, solicitou por intermédio do Governador do Estado e as autoridades competentes, que à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Paulo de Faria, seja cr...

Leia Mais

O vereador Queid Stucchi Huaixan, apresentou a Moção de Aplauso nº 001, de 09 de agosto de 2019, aprovada na Décima Terceira Sessão Ordinária desta Edilidade, realizada em 13 de agosto de 2019, a q...

Leia Mais

 A Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica EMEB ‘JOSÉ FRANCISCO RODRIGUES’ passa a denominar-se Professora Leonilda Ramos Gouveia, em conformidade com a Lei Municipal n.º 1701,...

Leia Mais